Comissão Própria de Avaliação

O que é a CPA

CPA é uma sigla que significa Comissão Própria de Avaliação, órgão que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, responsável por realizar os processos de avaliação interna nas Instituições de Ensino Superior – IES. O Ministério da Educação instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), conforme Lei n. 10.861, de 14 de Abril de 2004. Segundo a Lei do Sinaes, a avaliação visa “melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta, além de promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização”.

Em atendimento ao Artigo 11 da Lei do Sinaes, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da PREMIER realiza a autoavaliação institucional, acompanha e analisa os resultados das avaliações externas, contribuindo, assim, com a missão, os valores, as finalidades e os objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A CPA promove a autoavaliação de forma contínua e participativa para diagnóstico das condições de oferta dos cursos, quanto à organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. A partir dos resultados, elabora o Relatório Anual de Avaliação Institucional, para postagem no INEP/MEC. O Relatório fica disponível para conhecimento pela comunidade acadêmica na página da CPA e, também, é encaminhado para os gestores da Instituição a fim de subsidiar o planejamento e as ações de melhoria.

Objetivos da CPA

Além da alimentação da base de dados para o MEC e para a própria instituição, a Comissão tem um papel importante na avaliação institucional externa. Seu trabalho é orientado em consonância com os instrumentos de avaliação do MEC, conforme Portaria de nº 2051 de 09 de julho de 2004. O documento explicita as diversas dimensões a serem avaliadas, em conformidade com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que confere o peso de 20% da nota final atribuída à instituição. Para que a CPA cumpra seu papel, de modo significativo, precisa contar com o suporte de toda a comunidade acadêmica e administrativa, num esforço contínuo e programado. Objetivo da nossa CPA consiste em publicitar as ações que serão desenvolvidas no âmbito da autoavaliação institucional na Premier, e simultaneamente:

  1. orientar todos os envolvidos no processo de autoavaliação;
  2. apresentar as dimensões avaliadas;
  3. expor os projetos que serão executados;
  4. esclarecer os objetivos das ações planejadas para os envolvidos;
  5. estabelecer a agenda mensal da CPA.

 

Membros

Presidente

Prof. Cícero Humberto Henrique Matos

Representante Docente

Prof. Ronney  Jorge de Souza Raimundo

Representante da Mantenedora

Prof. Adriano Fonseca

Representante Técnico-Administrativo

Sra. Jaqueline Bianca Pereira Gomes Lucena

Representante da Sociedade Civil Organizada

Sr. Nelson Barbosa Palmerston Munz

Contato