Egresso

Políticas institucionais de acompanhamento dos egressos

A Política de Acompanhamento de Egressos – PAE do se constitui como um dos mecanismos para promover a contínua melhoria do processo ensino-aprendizagem e a sua aproximação com a realidade do mercado de trabalho. Como afirma Pena (1999), o acompanhamento do egresso é um diagnóstico que permite modificações relevantes no processo de ensino de uma IES. A PAE da PREMIER é acompanhada por toda comunidade acadêmica, mas com um destaque para a CPA.

Esse contato e acompanhamento dos profissionais egressos torna-se um instrumento de gestão do curso na medida em que se abre um canal de comunicação que, entre outras coisas, propiciará o debate sobre os conhecimentos, as habilidades e competências construídas pelo profissional e as necessidades do mercado de trabalho, além de incentivar a formação continuada, essencial a todas as profissões.

Por meio do PAE, os profissionais egressos serão estimulados, de diversas maneiras, a continuar fazendo parte da comunidade acadêmica. O apoio à participação em eventos, projetos de pesquisa e extensão, dentre outros, será uma das ferramentas do PAE que contará, também, com o uso de recursos tecnológicos criando, por exemplo, ambientes virtuais de aprendizagem e de intercâmbio de informações e de conhecimentos, como blogs e sites interativos. Por meio do PAE será possível, ainda, realizar pesquisas sobre demandas profissionais, entre outros temas, de aspectos regionais.

O PAE tem como objetivo geral promover o acompanhamento do profissional egresso da PREMIER favorecendo uma melhor comunicação de forma a promover melhorias no processo ensino aprendizagem, propiciar a formação continuada e, ainda, aproximar o conhecimento acadêmico da prática profissional.

São objetivos específicos do PAE

I. Identificar o perfil do profissional egresso do, criando cadastro e mantendo banco de dados atualizado para melhor comunicação;

II. Manter dados e informações atualizadas sobre a inserção profissional dos egressos ou continuidade na vida acadêmica.

III. Favorecer a comunicação entre a PREMIER e o egresso bem como o levantamento das necessidades mercadológicas para implementação de novos cursos e programas de formação continuada;

IV. Promover a avaliação contínua dos cursos de graduação;

V. Avaliar as habilidades e competências propostas nos projetos pedagógicos dos cursos e identificá-las na práxis do egresso;

VI. Identificar, por meio de questionário, os elementos limitadores do acesso dos egressos ao mercado de trabalho, buscando ferramentas para amenizá-los;

VII. Avaliar a importância do estágio curricular no processo de inserção de alunos e profissionais egressos no mercado de trabalho, bem como investigar quais setores econômicos que estão absorvendo mais efetivamente os profissionais formados na PREMIER;

VIII. Avaliar o nível de satisfação do profissional egresso acerca da formação recebida, assim como a coerência entre sua formação e as demandas do mercado de trabalho. O PAE se apresenta, dessa forma, como uma importante ferramenta e fonte de dados e informações para a auto avaliação continuada. São ações desenvolvidas pelo PAE:

Portal do Egresso
Central de Empregos.