Pós Graduação – Prescrição do Treinamento Físico em Atividades Aquáticas

Pós Graduação – Prescrição do Treinamento Físico em Atividades Aquáticas

O curso de pós-graduação lato sensu em Prescrição do Treinamento Físico em Atividades Aquáticas (modalidade presencial) foi organizado e implementado para que se possa oferecer aos pós-graduandos mais uma possibilidade de especialização. Espera-se qualificar, capacitar e desenvolver habilidades técnicas em uma perspectiva de educação continuada para estimular o estudo e a pesquisa na área de concentração, contribuindo para inovação no mercado de trabalho.

Esse curso foi idealizado para suprir uma grande carência por profissionais bem qualificados no mercado das atividades aquáticas. O meio líquido apresenta características muito diversas daquelas encontradas em solo. A densidade da água é expressivamente maior do que a do ar.  Na água existe o empuxo, força que empurra os corpos imersos de baixo para cima e que ajuda no retorno venoso e na diminuição da sobrecarga articular durante o exercício. Há também a pressão hidrostática, que atua empurrando os corpos de um lado para o outro, resultando em um efeito de drenagem e também facilitando o retorno venoso. Essas e outras propriedades fazem do meio líquido um ambiente muito salutar, porém, único quanto à realização de exercícios físicos.

Cada vez mais cresce o público que procura as atividades aquáticas buscando resultados estéticos e funcionais, bem como visando a melhora da qualidade de vida, da saúde e da performance esportiva. Portanto, é de extrema importância que o profissional da Educação Física esteja preparado para lidar com as especificidades da água para atender com eficiência e segurança seus alunos durante a prática de exercícios nesse meio.

Pensando nisso, a PREMIER-PÓS oferece aos acadêmicos uma formação que possibilita atender às necessidades e demandas do mundo moderno.

O curso de pós-graduação lato sensu em Prescrição do Treinamento Físico em Atividades Aquáticas tem por objetivo atender e capacitar profissionais da Educação Física para a prescrição do treinamento físico em atividades aquáticas: Natação, Hidroginástica, Biribol e Recreação Aquática, para que atuem de forma crítica, humana, ética e científica, levando em consideração as especificidades de cada individuo e maximizando suas potencialidades.

PÚBLICO-ALVO:

Alunos graduados em Educação Física, licenciatura ou bacharelado.

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO:

A estrutura curricular implantada no curso de pós-graduação lato sensu em Prescrição do Treinamento Físico em Atividades Aquáticas atende à Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, apresentando uma matriz curricular de 400 horas. Na organização da matriz curricular do curso, definiram-se disciplinas que buscam atender ao perfil definido para o curso, desenvolvendo competências e habilidades técnicas, par que se possa aprimorar a atuação no mundo do trabalho, independente do setor em que o pós-graduando atua ou venha a atuar.

Analisando esses aspectos, a matriz curricular é organizada com disciplinas comuns, específicas e, por fim, o TCC.

3.6.1 Disciplina comum

A disciplina de Metodologia do Trabalho Científico é considerada a disciplina comum a todos os cursos do programa de pós-graduação lato sensu da PREMIER. Ela é ofertada já no início, com o intuito de orientar o pós-graduando na organização de trabalhos, seja para o momento do curso, seja para sua vida profissional, quando precisará apresentar trabalhos em suas atividades profissionais. Além disso, possibilita a análise e a compreensão das mais variadas formas de estudo e pesquisa, permitindo a compreensão do conhecimento e da ciência enquanto eixos norteadores de intervenção social.

3.6.2 Disciplinas específicas

As disciplinas específicas do curso de pós-graduação lato sensu em Prescrição do Treinamento Físico em Atividades Aquáticas contemplam os conteúdos essenciais para desenvolver as competências e habilidades técnicas requisitadas pelo mercado de trabalho e atendem ao modelo pedagógico da instituição. Para isso, foram definidas as seguintes disciplinas específicas do curso, que são:

  1. Bioenergética e termorregulação aplicadas às atividades aquáticas
  2. Propriedades Físicas da Água e Fisiologia da Imersão
  3. Avaliação Física e Postural com foco em atividades aquáticas
  4. Natação para bebês
  5. Adaptação ao meio líquido para crianças e adultos
  6. Natação aprendizado – infantil e adulto
  7. Natação aperfeiçoamento
  8. Natação de alto rendimento
  9. Hidroginástica – didática de ensino e metodologias de aula 1
  • Hidroginástica – didática de ensino e metodologias de aula 2
  • Biribol, Segurança e Salvamento Aquático
  • Recreação e dinâmicas lúdicas na piscina
  • Projeto de Pesquisa
  • Populações especiais na natação e na hidroginástica 1
  • Populações especiais na natação e na hidroginástica 2
  • Treinamento de Força e Periodização do treinamento em hidroginástica de academia
  • Administração e Gestão de atividades aquáticas – Organização dos níveis pedagógicos,realização de eventos e marketing nas atividades aquáticas.

3.6.3 Trabalho de conclusão de curso (TCC)

O trabalho de conclusão de curso (TCC) tem um papel fundamental na formação do pós-graduando. É com o desenvolvimento deste trabalho que ele poderá relacionar a teoria com a prática, demonstrar a construção de conhecimento realizada durante o estudo do curso, demonstrar habilidades de escrita, síntese, análise, articulação de conceitos e argumentos, desenvolvendo suas competências técnicas. É um trabalho que deve ser realizado sob supervisão e orientação do professor orientador.

Logística do curso:

As aulas teóricas e práticas ocorrerão nas datas previstas no cronograma entregue aos alunos, aos sábados e domingos, das 8:00 às 18:00 horas. Os outros módulos de formação pessoal oferecidos gratuitamente pela Premier, como Neurolinguística, Gestão de Carreira e Liderança, Marketing e empreendedorismo, serão planejados em datas comuns a outros cursos da Premier e os alunos serão avisados sobre eles com antecedência.

COORDENADORA

Dra. LINDA DENISE FERNANDES MOREIRA

Formação Acadêmica

  • Graduação em Educação Física (Escola Superior de Educação Física de Goiás; 1994)
  • Graduação em Direito (Pontifícia Universidade Católica de Goiás; 1995)
  • Especialização em Atividades Físicas de Academia: Ginástica, Hidroginástica e Musculação (Pontifícia Universidade Católica de Goiás; 2.000)
  • Especialização em Fisiologia e Prescrição de Exercícios (Pontifícia Universidade Católica de Goiás; 2002)
  • Instrutora Internacional de Hidroginástica pela Aquatic Exercise Association – 2006
  • Mestrado em Ciências (Universidade Federal de São Paulo; 2004/2006)
  • Doutorado em Ciências (Universidade Federal de São Paulo; 2007/2012)
Compartilhe